Você sabe qual a diferença entre o Terço e o Rosário?
Pode parecer uma pergunta um tanto "boba" para algumas pessoas, porém por incrível que pareça muitos fiéis ainda têm dificuldade de respondê-la, e por isso vamos falar aqui sobre este assunto.
A tradição do Santo Rosário
O Santo Rosário é uma das mais antigas tradições da Igreja Católica, tendo sido apresentada ao mundo por São Domingos Gusmão no século XIII após um pedido de Nossa Senhora do Rosário que lhe foi feito, pois já era uma prática comum dentro dos conventos e mosteiros.
Por muito tempo o Santo Rosário era composto por 150 orações, até que em 2002 São João Paulo II acrescentou mais um mistério com mais 50 orações, passando para 200.
Por que o nome Rosário?
De acordo com a tradição católica o nome de rosário foi dado pois a cada Ave Maria que rezamos é como se entregássemos uma rosa a Nossa Senhora, e ao final completamos um lindo buquê de 200 rosas a Virgem Santíssima.
0 Terço
Agora que entendemos melhor o Rosário e como ele é feito podemos entender melhor porque o Terço se chama assim, e a explicação é mais simples do que parece: 0 Terço se chama assim pois tradicionalmente era 1 Terço do Rosário, ou seja, 50 orações ao invés de 150.
Por que ainda se chama Terço?
Muitos se perguntam porque ainda se chama Terço já que atualmente o Rosário tem 200 orações, e o correto de se dizer seria "Quarto" já que fazemos um quarto de orações?
A resposta é simples, pois essa é uma tradição antiga, e o nome é mais do que o seu significado matemático, mas também tem seu significado histórico e na fé. Por isso você não estará errado em falar que está fazendo o Terço, essa é uma prática recomendada aos que não conseguem fazer as orações do Santo Rosário em seus lares.