Agosto, mês dedicado às vocações

A comissão episcopal para os Ministérios Ordenados e da vida consagrada da CNBB convida-nos neste mês de agosto a rezar pelas diversas vocações à vida cristã na Igreja. Com o tema: “Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema: “Pedi, pois, ao Senhor da messe” (Mt 9, 38), somos chamados a rezar, agradecer e pedir a Deus pelas vocações. A cada domingo deste mês rezamos por uma vocação específica: no primeiro domingo pelos ministérios ordenados (Diáconos, Padres e Bispos); no segundo domingo pelas vocações à vida matrimonial; no terceiro domingo pelas vocações à vida consagrada; e no quarto domingo pela vocação dos leigos aos diversos serviços e ministérios.

Toda vocação é um dom que Deus dá a seus filhos para servirem à comunidade igreja e ao mundo. Cada vocação existe para ser sinal do Reino de Deus na missão que o Senhor lhe confia. Santo Agostinho diz que Deus chama e capacita para a missão. Isso significa que tudo é dom e dom é para ser colocado a serviço. A Igreja comparada a uma sinfonia indica a variedade de vocações que servem em harmonia, tendo como objetivo a construção do Reino de Deus e como norma o amor a Deus e ao próximo. Não existe uma vocação mais importante que outra. Assim como em uma orquestra, cada som contribui com a beleza da música, cada vocação contribui com seu dom para que a Igreja seja sempre um corpo vivo.

São Paulo, na Primeira Carta aos Coríntios, capítulo 12, ensina que a Igreja é um corpo e que todos nós somos membros deste corpo. Cada membro é importante para o bom funcionamento do corpo, pois cada membro é capacitado para a sua função. É neste sentido que se entende a diversidade das vocações. Todos somos chamados a participar da santidade de Deus e é Ele que nos dá os dons para isso, mas cada um de nós vamos nos santificar na vocação certa, no lugar em que ocupamos no corpo da Igreja. Mas como posso saber que estou na vocação certa? Sabemos pela característica dos dons que Deus nos dá. Sentimo-nos atraídos por um modo de vida e por uma determinada missão. Deus possui muitas maneiras para chamar as pessoas a uma vocação. Às vezes Ele desperta dentro da pessoa um desejo por tal estado de vida; outras vezes Ele se utiliza de pessoas que são sinais, exemplos a serem seguidos. Uma vocação pode também nascer a partir de um acontecimento marcante que muda a vida daquela pessoa. Outras vezes podem surgir acontecimentos sociais que vão chamar a atenção de alguém para servir naquele tema. Certo é que Deus pode chamar quem Ele quer e para a missão que Ele deseja.

Como fazer um discernimento vocacional? A comunidade Igreja, através de seus líderes, é que faz o discernimento, procurando observar os sinais vocacionais da pessoa.  Os sinais vocacionais são manifestos se os noivos têm vocação para o Matrimônio; são manifestos se o rapaz tem vocação para o ministério presbiteral; são manifestos se a moça tem vocação para a vida conventual contemplativa; sinais são manifestos se o jovem tem vocação para a vida religiosa consagrada em determinado carisma. Para que possamos realizar uma missão que Deus nos confia é necessário também um processo formativo. Supõe a capacitação e a maturidade para bem servir. Rezemos para que Deus continue chamando pessoas para doarem suas vidas a serviço do Reino.

(Artigo escrito por Frei Mário Aparecido da OAR)