Despedida de frei Agostinho e posse do novo pároco

O dia 19 de janeiro foi de muitas emoções na Paróquia Santa Rita de Cássia, com a despedida do pároco frei Agostinho, a posse do novo pároco frei Ademildo e a chegada do novo vigário frei José Carlos. A missa, que contou também com a presença do vigário frei João, foi transmitida ao vivo pelo YouTube da paróquia, sendo acompanhada por centenas de pessoas na igreja e online.

A celebração foi presidida pelo padre Ivo Ferreira, representando a Arquidiocese de Vitória, e que em sua homilia agradeceu a frei Agostinho pelos cinco anos à frente da paróquia, destacando que caminharam juntos, principalmente no momento da criação da Paróquia Santa Teresa de Calcutá, que englobou grande parte das comunidades que pertenciam à paróquia da Praia do Canto. Padre Ivo frisou o quanto bem frei Agostinho fez ao Povo de Deus e a Arquidiocese.

Depois, o sacerdote falou ao novo pároco, aos demais freis, irmãs de caridade e a todos reunidos na igreja, falando um pouco sobre as leituras do dia. Finalizando a homilia, o padre destacou que no Evangelho Jesus nos lembra que Deus é o Senhor da vida, e que sempre devemos estar a serviço da vida, das pessoas, de sua liberdade e de vida plena!

Após a homilia, teve início o rito de posse do novo pároco, com frei Ademildo fazendo o juramento de fidelidade, seguido da renovação de suas promessas sacerdotais, entrega dos símbolos – estola, veste da glória do servo bom e fiel, livros de registros dos sacramentos e administração paroquial, para que o novo pároco se lembre de que é responsável para administrar com zelo todo sacramento e assuntos paroquiais, e as chaves da igreja, para que cuide do povo de Deus que lhe é confiado, buscando agradar a Cristo que lhe confiou.


Após a comunhão seguiu-se a leitura da ata de posse do novo pároco e assinaturas. Já como pároco, frei Ademildo agradeceu a todos que acompanharam a posse, tanto na igreja, como na transmissão ao vivo, agradeceu ao padre Ivo, ao frei Agostinho e a todos os funcionários da paróquia.

O frei repetiu o que falou ao prior da Ordem dos Agostinianos Recoletos quando foi convidado para ser pároco: “Que se faça a vontade de Deus para mim nesse momento”, completando: “enquanto permanecer nessa missão, espero poder crescer com vocês na fé. Deus quis me dar essa graça de assumir essa missão, espero aprender muito com vocês”.

O final da missa foi dedicado à despedida do frei Agostinho. Várias homenagens foram feitas ao antigo pároco. Todas agradecendo pelos cinco anos de cuidado, atenção e carinho.

Frei Agostinho agradeceu por tudo, agradecendo a todas as dimensões das pastorais. “Vocês para mim foram exemplo na dedicação na vida das pastorais e movimentos, na construção do Reino de Deus. Agradeço a oportunidade que tive nesse tempo que passei aqui. Nós nos veremos com certeza. Meu sincero obrigado”, finalizou.