Editorial de Abril/2021

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, acabamos de vivenciar toda a riqueza que o Senhor nos proporcionou no mês de março, com o tempo da Quaresma.


Tivemos momentos fortes de expressão de nossa fé, nas cinco semanas de Quaresma. Tivemos nesse período instituição de cinco novos cerimoniários para o serviço de nossa Igreja. Aconteceu também a preparação de vários novos casais para o matrimônio, a inscrição do nome e os escrutínios da primeira Eucaristia e Crisma, a consagração a Jesus pelas mãos de Maria, no dia 25 de março, dia da Anunciação de Nossa Senhora.


Nesse mês também tivemos nosso terço vocacional e a nossa missa vocacional, tendo como inspiração a vocação e a santidade de São José, cuja festa celebramos no dia 19 de março. Tivemos também muitas lives de oração e formação que nos ajudaram a crescer na fé. Ressaltamos, de modo especial, as Terças Formativas, e ainda a nossa devoção da via-sacra, acompanhando Jesus na sua entrega total.


Foi um mês marcado por duas etapas nesse tempo de pandemia. Começamos o mês com as celebrações com a presença de fiéis no templo, respeitando todos os protocolos de higienização e distanciamento, mas encerramos com as celebrações da Semana Santa com o templo fechado e as celebrações com a presença reduzida de fiéis.


Apesar disso, as celebrações da Semana Santa foram muito bem organizadas e preparadas com muito carinho. Lembramos da live sobre as 7 Palavras de Jesus na Cruz, conduzida por frei João. A live sobre a Cruz Gloriosa, conduzida por Raquel Schneider, e a celebração penitencial presidida por mim.


Merecem toda a nossa atenção as celebrações online do Tríduo Pascal, no início deste mês de abril! A Ceia do Senhor, presidida por frei José Carlos, na matriz, e frei João, na comunidade Santa Mônica; a Paixão do Senhor, presidida por frei João, na matriz, e frei José Carlos, na Santa Mônica; e a Celebração da Vigília Pascal, presidida por mim e concelebrada pelos freis José Carlos e João.


Neste tempo difícil que estamos enfrentando, celebrar e reconhecer no amor do Senhor Ressuscitado nossa força e nossa vitória, nos enche de esperança por saber que o mal nunca tem a última palavra. A vida sempre vence a morte. Essa é a grande Mensagem de Páscoa que o Senhor nos deixou!  

 

 

Frei Ademildo Gomes