Celebrações de Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma

A pandemia do coronavírus alterou a rotina das atividades pastorais na Igreja, mas não diminuiu a fé. Crianças, adolescentes, jovens e adultos participaram de encontros semanais de forma on-line, preparando-se para receberem os sacramentos da iniciação cristã, cada um a seu tempo. As celebrações estão sendo realizadas em dias e horários alternativos para que se possa manter as condições de segurança necessárias em tempos de pandemia. 

As celebrações da Primeira Eucaristia começaram no sábado (29/05), em dois horários, 11 e 15 horas, e se estendem até o início do mês de julho. Em média, 17 crianças irão receber o sacramento em cada celebração, com a presença limitada de convidados. E o que por conta da pandemia foi alterado, tornou-se uma forma mais íntima e ainda melhor de celebrar o momento. Antes da pandemia, eram duas celebrações, que contavam com a participação de, em média, 70 crianças, e com elas, seus convidados. A igreja ficava sempre muito cheia, o que muitas vezes desviava a atenção para o que realmente importa: o sacramento.

Em nossa paróquia, algo já está decidido: a maneira de viver a celebração da Primeira Euca­ristia nunca mais será a mesma após essa pandemia! O que parecia que seria uma adaptação temporária, mostrou-se uma forma mais especial de se celebrar o primeiro encontro com Jesus Eucarístico.

O Batismo volta a ser celebrado uma vez por mês, com formação para os pais e padrinhos de forma remota. A primeira celebração do ano aconteceu no sábado (05/06), às 10h.

Já as turmas de Crisma receberão o Sacramento da Confirmação em dois domingos: 27/06 e 04/07, às 15h. A preparação teve início duas semanas antes de ser decretada a pandemia do novo coronavírus, em março de 2020. Foram apenas dois encontros presenciais e muitos encontros on-line, mas com empenho dos catequistas e perseverança dos crismandos, 63 pessoas, entre adolescentes, jovens e adultos, serão confirmados na fé pelo sacramento do Crisma e fortalecidos pela graça de Deus. Entre os catecúmenos, quatro pessoas receberam o batismo na vigília pascal e oito irão receber a Primeira Eucaristia no dia da celebração do Crisma.

“Nascidos para uma vida nova pelo Batismo, os fiéis são efetivamente fortalecidos pelo sacramento da Confirmação e recebem na Eucaristia o Pilo da vida eterna. Assim, por estes sacramentos da iniciação cristã, eles recebem cada vez mais riquezas da vida divina e avançam para a perfeição da caridade” Paulo VI