Por que celebramos o nascimento de São João Batista?

A Igreja celebra os santos no dia de sua morte, por ser sua entrada na vida eterna. Mas existem apenas 3 exceções em que se celebra o dia do nascimento:

Dia 24 de dezembro - nascimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador;

Dia 8 de setembro - natividade de Nossa Senhora, mãe de Jesus;

Dia 24 de junho - natividade de São João Batista.  

O nascimento de Jesus Cristo nem precisamos nos prolongar nas explicações, visto a grandiosidade de sua festa. O Natal é comemorado pela maioria dos povos no mundo inteiro, mesmo pelos que não são cristãos. A natividade de Nossa Senhora é celebrada porque ela, sim, foi concebida livre do pecado original, por graça especial concedida por Deus à mulher escolhida para ser a Mãe Puríssima do Redentor.  A festa é celebrada no dia 08 de setembro por ser exatamente 9 meses depois do dia 08 de dezembro, dia em que se celebra a Imaculada Conceição. A Imaculada Conceição é um dogma da Igreja Católica que diz que a Virgem Santíssima foi concebida sem pecado.

Já o caso de São João Batista precisa de um esclarecimento: ele foi concebido no pecado original, como todos os homens, mas ficou purificado antes ainda de nascer, quando sua mãe, Santa Isabel, foi visitada pela Santíssima Virgem Maria, que, por sua vez, já portava em seu seio o Salvador, Jesus Cristo.

Santo Agostinho observou que a Igreja sempre celebra a festa dos santos no dia de sua morte, mas, no caso de São João Batista, santificado já no ventre da mãe, ele é celebrado também no dia de seu nascimento. Sua festa é no dia 24 de junho.

Conta a tradição que quando João nasceu sua mãe teria acendido uma grande fogueira para anunciar o nascimento do bebê. Assim, sua prima Maria poderia saber do acontecido mesmo de longe, ao ver o sinal de fumaça no céu.

Seu nascimento é narrado no Evangelho de Lucas, logo no primeiro capítulo. O evangelista narra como se deu a gravidez de Isabel, mãe de João, e também o anúncio do anjo à Virgem Maria sobre a vinda de Jesus.

“Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. Lc 1, 57-60

São João Batista é um dos santos mais populares em todo o mundo cristão. João é elo entre a Antiga e a Nova Aliança. É também lembrado como um grande profeta.

Neste dia 24 de junho, quinta-feira, será celebrada a solenidade da Natividade de São João às 18h30. A missa acontece com participação presencial dos fiéis, dentro do limite de 30% da capacidade do templo e será também transmitida ao vivo pelo canal da paróquia no Youtube.