Rezando pelas vocações a cada semana de agosto
Durante o mês de agosto, iremos rezar nos lembrando de um aspecto fundamental da nossa vida: todos nós somos vocacionados, o Senhor chama a cada um de nós para vivermos com Ele um projeto de vida.
O Papa Francisco nos convida a rezarmos para que o Senhor conceda à sua Igreja muitas e santas vocações. A cada domingo a celebração litúrgica será dedicada a uma vocação especifica.
Primeiro domingo: dia das vocações sacerdotais e também dos ministérios ordenados, fazemos lembrança à missão de Jesus Cristo de servir aos irmãos e irmãs, através do anúncio da Palavra e da celebração dos Sacramentos, numa vida dedicada à Igreja e ao povo de Deus. Essa comemoração se deve ao fato de que no dia 4 de agosto celebramos o dia de São João Maria Vianney, patrono dos padres.
Segundo domingo: dedicado à vocação matrimonial. Esta vocação particular de Deus de constituir uma casa, com a graça e a santidade do Sacramento, inspiram todas as famílias a serem “igrejas domésticas”, onde se cultiva a vocação à vida cristã, religiosa e sacerdotal e se constrói o caminho da santidade dos valores do Reino de Deus.
Terceiro domingo: recorda-se a vocação à vida consagrada: religiosos, religiosas, consagrados e consagradas nos vários institutos e comunidades de vida apostólica, que estão sempre a serviço de Deus por meio da oração, da missão, da educação e da caridade. Cada um com a sua vocação demonstra que a palavra do Senhor é possível de ser vivida aqui na terra.
Quarto domingo: dia dedicado à vocação do cristão leigo. O leigo tem como vocação própria, procurar o reino de Deus exercendo funções no mundo, no trabalho, mas encaminhando e guiando-se segundo o plano e a vontade de Deus. São chamados e aceitam ser “sal da terra e luz do mundo”. Seja na liturgia, ministério de música, ações de caridade ou nas diversas pastorais existentes, os leigos são vocacionados incansáveis que contribuem para a caminhada e crescimento da comunidade.
Quinto domingo: a Igreja celebra o dia do catequista, uma vocação que exige se dedicar por completo a aprender e a ensinar os caminhos de Cristo. Os catequistas oferecem seu tempo para cativar jovens, crianças e adultos, mostrando a beleza de um Deus, e a misericórdia Dele para com a Igreja.
No dia 28, sábado, iremos rezar o Terço Vocacional celebrando o dia de Santo Agostinho, em homenagem ao Bispo e Doutor da Igreja que foi, e continua sendo, um exemplo para todos os cristãos.