Consagração a Jesus por Nossa Senhora pelo método de São Luís Maria Grignion de Montfort
Há dois anos, o movimento Consagração a Jesus por Maria de nossa paróquia abre turmas de Consagração pelo método de São Luís Maria Grignion de Montfort, seguindo o “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”.
O método de São Luís descrito no Tratado foi escrito por ele mesmo, no qual, além da fórmula para a consagração, o santo explica os motivos pelos quais deveríamos nos consagrar a Nossa Senhora, apresentando-nos um itinerário oracional e prático de como crescer nessa devoção.
O foco desse método é a pessoa de Jesus, e vários são os santos da Igreja que adotaram essa forma de consagração. São João Paulo II era um dos que fazia questão de exaltar o Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, mas há muitos outros, como São Padre Pio, Santa Teresinha do Menino Jesus e São João Bosco.
A preparação para consagração exige pelo menos 30 dias, nos quais os que querem se consagrar se comprometem a seguir as reflexões, orações e exercícios espirituais diários.
Após a consagração, a recomendação de São Luís é que os consagrados à Virgem Maria usem uma cadeia, não necessariamente no braço, representando sua entrega a Jesus pelas mãos da Santíssima Mãe. Essas cadeias são abençoadas pelo sacerdote e expressam devoção e amor. O consagrado assume que se torna escravo de Jesus por Maria, buscando imitá-la e dando o seu sim diário a Deus, e assim como ela, tendo Jesus como único Senhor de sua vida.
São Luís Monfort afirma que o consagrado ratifica o compromisso de viver suas promessas batismais, e aponta práticas exteriores diárias que favorecem a isso, como rezar a Coroinha da Santíssima Virgem, a devoção a oração Ave Maria e ao Rosário, devoção especial pelo Mistério da Encarnação do Verbo, celebrado no dia 25 de março, recitar o Magnificat, e o desprezo do mundo.
As inscrições para a formação que começa em 27 de outubro de 2022 estão abertas. Para mais informações, envie mensagem pelo WhatsApp para 27 98139-9126 até o dia 5 de outubro. Os encontros serão presenciais, sempre às quintas-feiras, iniciando às 19h. A formação vai até o dia 5 de dezembro e a consagração será no dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.
Fonte: https://www.idemais.com.br/noticias/o-que-voce-precisa-saber-para-se-consagrar-a-nossa-senhora/