Novos ministros da Palavra e Exéquias

No mês de novembro, a Paróquia Santa Rita de Cássia recebeu mais 16 Ministros da Celebração da Palavra de Deus e do Rito de Exéquias. Agora, os ministros estão aptos para presidir o rito de Celebração da Palavra de Deus nas quatro comunidades que compõem a paróquia quando o pároco e os vigários estiverem ausentes, e realizar o Rito de Exéquias, quando este for solicitado e os freis não estiverem disponíveis para realizá-lo.

A preparação foi de cinco meses, de julho a novembro de 2022, e teve coordenação de Roberto Amadeu Fassarela. Ajudaram na formação frei Mário, frei Sergio Sambl, Ademildo Gomes e Maria Luisa Costa, da Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Castelo. 

Celebração da Palavra

O coordenador do curso de Ministros da Celebração da Palavra de Deus e do Rito de Exéquias, Roberto Amadeu Fassarela, explica que a Celebração da Palavra de Deus é uma das formas celebrativas mais frequentes na América Latina e essa alta frequência de forma de celebração é devido à baixa quantidade de padres nas paróquias do continente. “Esse fenômeno está presente também na nossa paróquia. A função desses ministros através das Celebrações da Palavra é contribuir para alimentar a fé, a comunhão e aumentar o compromisso do povo de Deus nas comunidades”.

Com relação ao Rito da Exéquias, Fassarela afirma que há uma grande demanda por eles, não possibilitando o atendimento pelos nossos freis. Daí também a necessidade de formação nesse rito, de modo a levar, sempre que solicitado, conforto para as famílias enlutadas num momento tão doloroso. 

Uma nova turma de formação de Ministros da Celebração da Palavra de Deus e do Rito de Exéquias deve ser realizada daqui a três anos.