Paroquiano registra em livro importância da Igreja Católica no setor cafeeiro capixaba

No livro “Cooperativismo no setor cafeeiro no estado do Espírito Santo, 1950-1970”, o paroquiano Roberto Amadeu Fassarela, engenheiro agrônomo com doutorado em História Social das Relações Políticas, estuda a relação entre cafeicultura capixaba e cooperativismo. A obra aborda desde a origem do cooperativismo na Inglaterra e sua expansão pela Europa, sua introdução e desenvolvimento no continente americano, a história e a estrutura da cafeicultura no Espirito Santo até chegar aos movimentos cooperativistas locais. 

Ao abordar o surgimento do cooperativismo no Continente Europeu, entre outras questões, o autor analisa a importância da participação da Igreja Católica nos movimentos cooperativistas naquele continente, onde conclui que a ação da Igreja estava fundamentada na doutrina da Encíclica Papal “Rerum Novarum”, escrita pelo Papa Leão XIII em 1891. 

Na doutrina desta encíclica, o Santo Padre deixa claro o objetivo do documento, que era o de frear os movimentos socialistas da época, e idealizando soluções para os problemas advindos do capitalismo, no qual sugere para tal fim a criação de organismos cooperativos baseados nos conceitos de solidariedade e fraternidade inspirados nas Escrituras Sagradas. 

Entre os fatores que contribuíram para o surgimento e dinamismo dos movimentos cooperativistas do Espírito Santo, o autor da obra analisa de forma detalhada a influência e importância dos imigrantes italianos e da Igreja Católica na origem e desenvolvimento do cooperativismo agrário capixaba. Descreve, por exemplo, com base em documentos e fontes de dados consistentes, a importância do Arcebispo local, Dom João Batista Mota e Albuquerque, que fez verdadeiras peregrinações nas regiões capixabas para orientar e incentivar movimentos cooperativistas, inclusive ele mesmo participando como membro cooperado em fundações de cooperativas.

Especificamente no norte do estado do Espírito Santo, foi fundamental a atuação da Ordem Comboniana na criação de diversas cooperativas, participando os padres inclusive como gestores das mesmas no início de suas atividades. A base das atividades dos padres combonianos nos movimentos cooperativistas foi principalmente a encíclica “Mater et Magistra”, escrita pelo Papa João XXIII e publicada em 1961.

O autor

Roberto Amadeu Fassarella nasceu em 13/05/1956 na comunidade de Castelinho, município de Vargem Alta-ES. Desde criança sempre teve forte ligação com a Igreja Católica. Ainda com 7 anos de idade já servia como coroinha nas missas na sua comunidade. Com dez anos de idade ingressou como seminarista interno no Instituto Salesiano Anchieta (ISA) em Jaciguá, município de Vargem Alta, de onde saiu aos 15 anos de idade. Graduou-se como Engenheiro Agrônomo pela UFES, com mestrado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz”- ESALQ/USP e é portador do título de Doutor pela UFES em História Social das Relações Políticas. Atualmente se encontra aposentado como professor da UFES.